quarta-feira, 19 de maio de 2021

Secretária pede demissão e faz críticas à gestão de Sivaldo

O Governo Sivaldo Albino sofreu sua primeira baixa no 1º escalão. A secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Lucimar Oliveira, pediu demissão do cargo na manhã desta quarta, 19 de maio. Através de uma carta de renúncia ela fez críticas, sobretudo a uma suposta interferência da Secretaria de Obras e Serviços Público, comandada por Fá Albino, irmão do prefeito na pasta que ela comandava até ontem.

“Acreditei, ingenuamente, que no ambiente da Secretaria haveria alguma autonomia, mas me surpreendi ao ser limitada a indicar apenas duas pessoas para compor minha equipe. Logo na primeira semana, percebi que a situação era muito grave, ao constatar que os equipamentos e máquinas operadoras, locadas na SDRMA para realização de serviços de aração de terras, limpeza de barragens, barreiros e recuperação de estradas estavam sendo utilizadas pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, a qual é gerida por Sinval Albino e que vem detendo o  controle sobre as mesmas, bem como, também, vem exercendo o controle sobre os Operadores e a coordenação dos trabalhos realizados na área rural, além de destinar o uso desses equipamentos a maior parte do tempo, para ações na zona urbana, na Operação Carga Total, e atualmente, denominada Operação Reconstrução. Esse modelo de gestão exclui o papel da SDRMA, evidenciando o desvio da finalidade dos equipamentos, que deveriam estar à serviço da população do campo”, disse Lucimar que é presidente municipal do PT.

Em outro trecho da carta Lucimar diz que a falta de autonomia da própria pasta ocasiona uma sobreposição de ações, causando um claro prejuízo para a zona rural de Garanhuns, que tem ficado sem a prestação de serviços essenciais como recuperação de estradas, limpeza de barreiros e barragens, que quando é feito acontece de forma reduzida e sem monitoramento.

Ela ainda disse que tal situação compromete o trânsito nas estradas da zona rural e o escoamento da produção de agricultores/as e até gerado conflitos entre agricultores/as. Ainda segundo Lucimar,  a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos desvia os Operadores de Máquinas para realizarem arações fora da rota estabelecida pela SDRMA, para atender interesses não previstos no planejamento e que não estava encontrando canal para resolver o impasse

“Apesar das inúmeras tratativas, com o Secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e mesmo com a pessoa do senhor Prefeito, buscando o diálogo, marcando reuniões, telefonando, trocando mensagens via o aplicativo WhatsApp ou mesmo através de ofícios, a situação permaneceu praticamente inalterada, apenas sofrendo uma leve mudança após intervenção do vice prefeito, Dr. Pedro Veloso”, disse a agora ex-secretária.

A saída de Lucimar, da forma como ocorreu, pode ocasionar um desgaste na aliança do PSB com o PT que possibilitou a eleição de Sivaldo Albino em 2020, tendo como vice o médico Pedro Veloso, que é do PT.

(Com informações do Blog V&C Garanhuns)

Um comentário: