sexta-feira, 22 de abril de 2022

Roubos e furtos de veículos crescem em Pernambuco

 Em meio ao aumento da circulação de veículos nas ruas nos últimos meses, graças à flexibilização das atividades econômicas, os casos de roubos e furtos voltaram a crescer em Pernambuco.

Somente no primeiro trimestre deste ano, 2.642 motoristas foram abordados de forma violenta e tiveram seus veículos levados por criminosos. 

O número é 12,8% maior do que no mesmo período do ano passado, quando 2.341 ocorrências foram contabilizadas pela polícia. 

Os furtos de veículos também cresceram nesse período, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 1.414 registros contra 1.140 no ano passado, ou seja, aumento de 24%.

O Recife liderou em número de casos nas duas modalidades criminosas. Foram 641 roubos e 339 furtos de veículos entre janeiro e março deste ano. Já o município de Caruaru, no Agreste do Estado, apareceu em segundo lugar. Ao todo, 179 registros de roubos e mais 178 de furtos.

COMBATE 

Sobre o aumento das ocorrências, o delegado Diego Acioli, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, afirmou que a polícia vem trabalhando para prender os criminosos. 

"Com o fim das medidas restritivas no primeiro trimestre, experimentou-se um aumento de circulação de veículos e aquecimento das vendas de automóveis, o que resultou numa sensível gradação dessa modalidade de crime. Mas são realizadas diariamente diversas investigações e, apenas neste ano, a delegacia desbaratou quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos", declarou. 

Acioli destacou que a polícia "tem aumentado a sua produtividade com a remessa de inquéritos policiais e prisões ao Poder Judiciário". Importante esse avanço, visto que das 14.252 investigações de roubos e furtos de veículos instauradas no Estado, em 2020, a polícia só concluiu 503 (3,5%), segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário