terça-feira, 30 de novembro de 2021

MARCO ZERO / Espaço Luís Jardim é revitalizado em Garanhuns

Painéis históricos passam por requalificação após anos de abandono


A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP), com a supervisão do secretário Fá Albino, tem buscado revitalizar os pontos turísticos da cidade, valorizando o trabalho encantador de artistas da terra, como é o caso do Espaço Luís Jardim, no centro da cidade, onde está também localizado Marco Zero de Garanhuns.

O local recebe homenagem ao escritor e pintor garanhuense Luís Inácio de Miranda Jardim, ou Luís Jardim, como ficou bastante conhecido nacionalmente. Jardim é autor de grandes obras, como 'O Boi Aruá' e 'O Tatu e o Macaco', as quais receberam prêmios do Ministério da Educação, no quesito "Literatura Infantil", no ano de 1937.


Os painéis em alto relevo na parede principal do Marco Zero, retratam fatos marcantes da história de Garanhuns e foram desenvolvidos pelo escultor, artista plástico e poeta, Armando Rocha, que trabalhou por muitos anos com Francisco Brennand. As artes foram executadas em 1990, ainda na gestão do ex-prefeito Ivo Amaral.

O espaço Luís Jardim também conta com poesias do escritor e professor Maurilo Campos Matos.


A última revitalização no espaço foi feita no ano de 2006, como consta nos painéis instalados no local. Passaram-se 15 anos e não houve até então, nenhuma melhoria. A gestão do prefeito Sivaldo Albino, tem mostrado compromisso sério com a cultura e a história de Garanhuns. "Trata-se de um pedaço da brilhante história do nosso município. E vamos dar vida ao espaço que recebe homenagem a um homem que foi importante não somente para Garanhuns, mas para o Brasil", destaca Albino.

Uma outra novidade, é que de forma inédita, o local recebeu este ano, a decoração do evento "A Magia do Natal", trazendo mais beleza para a cidade e um toque de esperança, diante do momento em que o mundo vivencia. João Oliveira, servidor público, que também é artista plástico, é o responsável pelos reparos no local. A requalificação do Espaço Luís Jardim tem previsão de conclusão até o fim do mês de dezembro, e está sendo realizado com recursos próprios. 

Texto: Allan Gustavo

Fotos: Hilton Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário