quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Garanhuns realiza solenidade de abertura do ano letivo

Momento restrito a alguns representantes da educação foi transmitido ao vivo do gabinete do prefeito Sivaldo Albino para todas as escolas 

Na manhã desta quinta (4), aconteceu no gabinete do prefeito Sivaldo Albino, a solenidade de abertura do início do ano letivo de 2021, com ciclo emergencial 2020/2021. 

Obedecendo ao decreto estadual que proíbe aglomerações, o momento foi restrito a uma pequena equipe gestora da educação, composta pela secretária de educação, Wilza Vitorino, equipe gestora da SEDUC, e os professores das escolas do campo, os quais foram convidados para representar todos os servidores da rede municipal de ensino de Garanhuns. 

Também estiveram presentes os secretários municipais Gedécio Barros e Ronaldo César, o procurador geral do município, Paulo Couto, o presidente da Câmara de Vereadores, Jhonny Albino, juntamente com os representantes do legislativo, vereadores Luzia da Saúde e Juca Viana. 

O momento se inicia com a recepção dos professores pelo prefeito Sivaldo Albino, seguido da apresentação do jovem artista Adalberto, poeta e ‘cantador’ de Garanhuns, que se apresentou aos presentes sem cobrar cachê. 

A solenidade foi transmitida em tempo real para as 59 escolas da rede pública municipal de ensino, para todos os gestores e demais servidores, inclusive com a tradução de intérprete de libras e áudio descrição, em virtude de haver um professor cego no quadro da educação. 

A professora Jacineide Ferreira, da Escola Ernesto Gueiros, Distrito de Miracica, e o auxiliar de serviços gerais Marcos Felipe, representando todos os gestores e servidores da educação, receberam das mãos de Sivaldo kits pedagógicos e de prevenção à Covid-19. 

A professora representante da Escola Luiz de Souza (Zona Rural), Rozeane Monteiro, se emocionou em receber atenção da atual gestão: “São 30 anos na educação e a gente nunca teve a oportunidade sequer de entrar na prefeitura, estou muito feliz e emocionada”, diz Roseane. 

Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância da união de toda equipe da educação para atingir a meta proposta em seu governo: “Não vamos medir esforços para investir e buscar a educação que Garanhuns merece e precisa para se tornar referência no ensino da educação infantil ao 9º ano do fundamental no interior do estado”, reforça Sivaldo. 

O discurso de Wilza foi pautado nas ações que a Secretaria de Educação já realizou em 30 dias de governo e pediu o apoio de todos os gestores para que a educação no município dê um salto: “O desafio é imenso, tendo em vista a situação que encontramos as nossas escolas dia 04 de janeiro, mas a equipe vem trabalhando incansavelmente para construir a educação de qualidade que as crianças, jovens e adultos esquecidos da EJA merecem”, finaliza a secretária. 

As aulas da rede pública municipal serão iniciadas no próximo dia 18 deste mês de fevereiro, de forma remota, sendo o retorno de maneira híbrida, progressivamente, atendendo as especificações estruturais de cada escola, visando garantir a segurança dos estudantes e todos os profissionais da educação, conforme as seguintes datas: 

01/03/2021 – Retorno dos estudantes dos Anos Finais: 6º ao 9º ano 08/03/2021 – Retorno dos Anos Iniciais: 1º ao 5º ano                    15/03/2021 – Retorno da Educação Infantil: 0 a 5 anos de idade. 

Fotos: Thomas Ravelly/Divulgação SEDUC 

Texto: Mayara Carrilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário