O Gajop, Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares, pediu o fechamento da unidade da Funase, em Garanhuns.
O encaminhamento foi feito em reunião do CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CEDCA/PE, ocorrida no último dia 03 de agosto, no Recife.
Segundo o Gajop, o pedido se baseia nas condições vistas pela entidade em uma visita feita na Funase Garanhuns e também da cidade de Vitoria. "O relatório da visita apontou inadequações infraestruturais e falhas no atendimento dispensado aos adolescentes. Considerando a garantia e proteção de direitos, concluimos pelo pedido de fechamento das unidades", diz parte da fala do Gajop na reunião do CEDCA.
Quem também estava presente no encontro era a presidente do CMDCA de Garanhuns, Sandra Mendes, que informou que a situação atual com relação a estrutura do CASE Garanhuns, não colabora para ressocialização dos adolescentes. Ela questionou se havia algum plano de retirada dos adolescentes, caso a referida unidade seja fechada
A proposta de fechamento da Funase em Garanhuns e Vitoria foi discutida na reunião. Um ofício foi enviado à Funase sobre a situação. Ainda foi definida a votação de duas propostas alternativas ao fechamento: Uma propondo alteração de metas, apresentando todo o trâmite referente ao motivo (propondo um plano pela Funase com metas e cronograma definidos, e a outra proposta seria um plano para recuperação das duas unidades, mas, um pedido de vistas feito por uma das conselheiras do CEDCA, adiou as tratativas sobre o fechamento das duas unidades.
(Do V&C Garanhuns)
Nenhum comentário:
Postar um comentário