quinta-feira, 3 de março de 2022

Por dia, 97 mulheres prestaram queixa de violência doméstica em janeiro, em Pernambuco

Quase 3 mil queixas de violência doméstica foram registradas por mulheres nas delegacias de Pernambuco, no último mês de janeiro, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). No total, oficialmente, houve 2.990 boletins de ocorrência.

A média diária é de 97 denúncias. O número total, em janeiro, é 24,44% menor do que no mesmo período de 2021, quando 3.957 vítimas prestaram queixas. Mas não há o que comemorar. Além do número permanecer muito alto, a queda pode ser um sinal de que as mulheres não estão conseguindo pedir ajuda.

Importante reforçar a dificuldade que as mulheres sentem em registrar uma queixa nas unidades policiais. Apesar de o Estado contar com 11 delegacias especializadas para atendimento à mulher, apenas uma funciona 24 horas por dia. A unidade fica no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Lá, nos sete dias da semana, a vítima vai encontrar atendimento.

Já nos outros municípios onde há Delegacia da Mulher - como Paulista, Caruaru, Goiana e Vitória de Santo Antão - o horário de funcionamento é restrito. Apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos dias de feriado, as delegacias também ficam fechadas.

A Polícia Civil argumenta que as vítimas podem procurar qualquer delegacia do Estado para denunciar a violência, se não houver uma delegacia especializada próxima.

Em entrevista à coluna Ronda JC, no final do ano passado, a secretária estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, fez um alerta para a importância da denúncia.

"Nos primeiros indícios, as mulheres precisam registrar o boletim de ocorrência. Infelizmente, muitas esperam o mal maior para procurar ajuda. Sabemos que a maioria das vítimas dos feminicídios nunca procurou apoio do Estado. Elas precisam entender que não estão sozinhas. E que contam com centros de referência, com apoio psicológico e jurídico."

Seis casos de feminicídio foram registrados no mês de janeiro. Quatro a menos do que em janeiro de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário