quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Aniversário de Garanhuns volta a ser comemorado em 04 de fevereiro, e com feriado municipal

O prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino sancionou, em março do ano, passado uma lei municipal (Lei nº 4.752/2021) mudando as comemorações do aniversário da cidade. Pela nova legislação, o 04 de fevereiro volta a ser feriado municipal e data oficial da criação do município. 04 de fevereiro é a data onde, em 1879, Garanhuns foi elevada a cidade. A mudança na lei é de autoria do vereador Alcindo Correia.


Ainda de acordo com a mudança, também será considerado de relevância histórica o dia da elevação de Garanhuns à condição de Vila, 10 de março de 1811, data essa que poderá ser comemorada pelo Poder Público Municipal,mas não como data oficial de criação do município, como é feito desde 2014.”

ENTENDA O CASO

Em 2013, o prefeito Izaías Régis havia sancionado a Lei 3946/2013, acabando com o feriado de 04 de fevereiro e instituindo o dia 10 de março como dia de Garanhuns e data magna do município.  A decisão foi tomada a partir  da descoberta de um documento encontrado por equipes do Museu do Tombo de Portugal, na Europa, tratando da elevação à condição de vila, feita no ano de 1811. 

A partir dali a cidade passou a comemorar aniversário no dia 10 de março, e não mais 04 de fevereiro, o que vai mudar este ano com a lei sancionada por Sivaldo. 

Importante frisar que o atual prefeito, mesmo antes de assumir o cargo, sempre destacou e comemorou a data de aniversário de Garanhuns no dia 04 de fevereiro. 

Segundo a Lei nº 4.752, além do dia 04 de fevereiro, são feriados municipais: Sexta-feira da Paixão (data móvel); Corpus Christi (data móvel); Dia de Santo Antônio, padroeiro de Garanhuns (13 de junho); e o dia 24 de junho, Dia de São João. 

(Do V&C Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário