segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

DESCASO: família diz que Hospital Dom Moura se negou a fazer curativo em paciente com grave problema no pé esquerdo

Familiares de Gilberto Júnior da Silva, de 43 anos de idade enviaram à nossa redação uma denúncia alegando que, o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns negou atendimento ao paciente.

Segundo informações contidas na denúncia, Gilberto passou por um procedimento de raspagem no pé esquerdo, sendo necessário a realização de curativos diários.

Os familiares alegam que ainda na sexta conseguiram atendimento em uma postinho de saúde do bairro onde moram, porém, ao sábado (04), tentaram novamente, mas as Unidades de Saúde da Família   (USFs) não  funcionam durante os finais de semana.

Como não conseguiram atendimento no postinho, por este estar fechado, se dirigiram ao Dom Moura, onde lá, segundo os familiares, o diretor da unidade impediu que o atendimento fosse realizado no paciente que está com um de seus pés quase prestes a ser amputado.

O caso foi parar na Delegacia de Polícia Civil, onde os familiares prestaram uma queixa e aguardam que as providências sejam tomadas.

A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a direção do Hospital Regional Dom Moura, que disse que o caso “ é de perfil ambulatorial”.

Confira a resposta do Dom Moura na íntegra, na nota abaixo;

NOTA

A direção do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, informa que o paciente citado buscou a unidade na última sexta-feira (03/12) para realização de curativo em ferimento em membro inferior. Na ocasião, profissionais do serviço social e da direção da unidade orientaram o paciente e seu acompanhante sobre a necessidade de buscar a rede de atenção primária, como postos de saúde da família (USFs), que entre outros atendimentos, realizam procedimentos de curativos e limpeza dos ferimentos.

Além da orientação, profissionais da unidade fizeram contato com a Coordenação de Atenção Primária do município de Garanhuns, que reforçou a orientação dada pelo Hospital - para este buscasse atendimento no posto de saúde. Ainda na data, o Dom Moura recebeu a devolutiva com a confirmação do atendimento realizado junto à atenção primária.

No dia seguinte (04/12), o paciente retornou ao serviço onde foi acolhido pela equipe do plantão e novamente orientado a realizar o procedimento na Unidade Básica de Saúde, conforme perfil do referido paciente.

O Dom Moura esclarece que o atendimento deste paciente é de perfil ambulatorial, sendo feito na atenção primária. A unidade é referência para casos de emergência nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, clínica médica, pediatria e obstetrícia e que atende aos munícipes de 21 cidades da região.

A unidade reforça que as informações foram repassadas ao paciente e ao seu acompanhante e que segue à disposição das autoridades, do paciente e seus familiares para mais esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário