segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Abuso no uso da Ivermectina pode ser causa do surto de coceira em Pernambuco, diz estudo

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) evidencia que o uso indiscriminado de Ivermectina pode ser o responsável pelo surto de coceira registrado no Grande Recife e em várias Cidades Pernambucanas nos últimos dias, inclusive em Garanhuns e em Caetés, no Agreste Pernambucano.


De acordo com o artigo, o abuso do remédio pode ter desenvolvido uma superesistência de um ácaro causador da sarna humana – também conhecida como escabiose.

O estudo, divulgado no site da UFAL nessa sexta-feira, dia 26, partiu da observação de casos de resistência à Ivermectina já relatados, surtos isolados e os dados de aumento de consumo do medicamento por causa da pandemia de COVID-19. 

Comprovadamente ineficaz para o tratamento de pessoas com COVID-19, a Ivermectina integrou o “Kit Covid”, indicado por muitos médicos e planos de saúde, além do Ministério da Saúde e até pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Embora o surto ainda não tenha causa confirmada, a pesquisa da UFAL ressalta que o Sarcoptes scabiei, ácaro causador de sintomas similares aos registrados, pode ter desenvolvido resistência à Ivermectina. 

Ainda são necessários mais testes e descarte de hipóteses sobre o que ocorre no estado para confirmação das questões levantadas no artigo, que é assinado pelos pesquisadores Sabrina Neves, Alfredo Oliveira-Filho e dos estudantes Lucas Bezerra e Natália Alves. “O nosso artigo lança a hipótese de que poderíamos ter problemas com surtos de escabiose resistente, por conta do uso irracional da Ivermectina. 

O surto está configurado, pois está havendo um aumento rápido de casos de lesões de pele com coceira e outros sintomas”, afirmou Sabrina Neves, pesquisadora do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), em texto publicado no site da UFAL.

Além de Garanhuns e Caetés, outras onze cidades de Pernambuco já registraram casos de moradores com lesões na pele que provocam coceira: Cabo de Santo Agostinho; Igarassu; Ipojuca; Itapissuma; Nazaré da Mata. A lista inclui, ainda, Recife; Camaragibe; Paulista; Olinda; Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. 

(Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do JC Online. CONFIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário