quinta-feira, 6 de maio de 2021

OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO: Prefeitura continua levantamento dos estragos causados pelas fortes chuvas em Garanhuns, faz serviços emergenciais e projeta obras que precisam de engenharia

Trabalho de recuperação segue em execução em todo o município; ao todo foram registrados mais de 200 sinistros na cidade e na zona rural

Após montar um gabinete para enfrentamento dos estragos causados pelas chuvas, o Comitê Extraordinário da Infraestrutura das Chuvas, a Prefeitura de Garanhuns segue trabalhando na Operação Reconstrução. As secretarias envolvidas no Comitê realizaram um levantamento de todos os danos no município, com o georreferenciamento, relatório fotográfico e características de cada sinistro. Estes relatórios já foram incluídos no Sistema de Registro de Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o que vai garantir a solicitação de recursos do Governo Federal e do Governo de Pernambuco.

A Operação Reconstrução será dividida em 3 etapas: a de curto prazo, que já está em execução, realizando os serviços mais urgentes, aqueles que estão prejudicando o trânsito e a livre circulação das pessoas; a de médio prazo, que são os reparos que precisam de projetos de engenharia para serem resolvidos, o que leva alguns dias; a de longo prazo, que são aquelas obras que necessitam de recursos estaduais e federais para execução, como é o caso das voçorocas e estragos de maior porte.

“Estamos trabalhando para recuperar tudo o quanto antes. Pela urgência que a situação exige, criamos o gabinete para que as equipes das secretarias trabalhem em conjunto. Estamos executando as obras que a Prefeitura pode fazer e, ao mesmo tempo, garantindo os recursos para o restante. Já expedimos o decreto de Emergência e vamos realizar os reparos de forma estruturadora, para que não volte a acontecer”, afirmou o prefeito Sivaldo Albino.

A Operação Reconstrução conta com equipes das secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos e Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, além da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário