sexta-feira, 28 de maio de 2021

Ministério Público emite relatório sobre causas do acidente que vitimou Nayara Melo

O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, com o apoio da Gerência Ministerial de Arquitetura do Órgão, concluiu o relatório preliminar sobre as causas do acidente que vitimou Cláudia Nayara Claudino de Melo, de 24 anos. Ela faleceu no último dia 21 de abril, após acidente registrado na rua Antônio Paulo de Miranda, no centro de Garanhuns


Os detalhes do documento, composto por 17 páginas, foram publicados com exclusividade pelo Portal V&C Garanhuns, e traz relatórios emitidos pelo Corpo de Bombeiros; Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC); Compesa e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos de Garanhuns.

De acordo com o relatório, e também com base nos relatos dos Órgãos, o engenheiro civil Roubier Muniz de Souza, que é analista do MPPE, concluiu que o acidente que vitimou Nayara Melo se deu pelo rompimento da tubulação de drenagem pluvial e que o sistema de drenagem não suportou a pressão devido a força das águas ocorridas na noite do dia 21 de abril. “Foi verificado também pela análise do MPPE que havia uma galeria de menor dimensão acima do local do acidente, o que não é regular. Segundo prevê a Engenharia, não deve haver diminuição de dimensão das tubulações sob pena de esta trabalhar sob muita pressão”, registrou o V&C. 

"Dia 16 abre-se o primeiro buraco provocado pelo rompimento da tubulação de drenagem por excesso de água a ser transportada além da capacidade do coletor pluvial. Na chuva de 21 de abril, o dia da morte da Nayara, o material que tinha sido levado pela tubulação, fruto do primeiro rompimento, obstruiu a tubulação, impedindo a vazão da água que se encontrava retida. Isso causou o segundo rompimento.  As duas crateras eram conectadas pela tubulação", diz o relatório do MPPE, que concluiu ainda haver um subdimensionamento da rede de drenagem na rua Antônio Paulo de Miranda, que, inclusive, pode fazer com que surjam novas crateras a depender da quantidade de chuvas.

De acordo com o Promotor Domingos Sávio, a Prefeitura de Garanhuns já teve ciência do teor do relatório e uma reunião será realizada na próxima sexta-feira, dia 4, visando a celebração de Termo de Compromisso de Saneamento para tratar da “inadequação detectada no sistema de drenagem de águas pluviais no local onde ocorreu o rompimento da tubulação”, finalizou o V&C Garanhuns. Por ser técnico e específico do setor de Engenharia, o relatório emitido pelo Ministério Público não traz informações sobre possíveis responsabilizações quanto ao acidente que vitimou Cláudia Nayara Claudino de Melo. 

(Blog do Carlos Eugênio/ V&C Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário