segunda-feira, 22 de março de 2021

Ex-prefeito Izaías Régis é flagrado em aglomeração na praça do Relógio de Flores, em Garanhuns

De acordo com o portal V&C Garanhuns, o ex-prefeito Izaías Régis foi flagrado em uma aglomeração na praça do Relógio de Flores.

O portal V&C ressaltou que no início dessa terrível pandemia, Régis foi um gestor corajoso. Enquanto prefeito, ele foi um dos mais ferrenhos defensores do "fique em casa" e do distanciamento social. Alertado por um grupo de médicos sobre a situação caótica de Garanhuns quanto ao número de respiradores, em março de 2020 se reuniu com seus secretários e decretou o fechamento do comércio local, temendo o avanço da Covid-19. Oposição ao Governo do Estado, ele cumpriu e acatou todos os decretos que sopravam lá do Palácio Campo das Princesas no sentido de restringir a circulação de pessoas para conter o avanço da doença que já matou 133 garanhuenses.

Um ano depois, vivemos um novo lockdown e Izaías, antes referência no cumprimento das medidas de isolamento, deu um péssimo exemplo para a cidade. Um vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra Régis reunido no Relógio das Flores, consumindo bebida alcoólica com um grupo de amigos. Entre eles é possível observar a presença  do ex-comandante do 9º BPM, coronel Campos, e do ex-vereador Tonho de Belo. As imagens teriam sido gravadas, segundo apurou o portal, no final da noite da última sexta, 19 de março.

A situação foi compartilhada em tom de galhofa e meme, mas não há motivos pra rir. Além da aglomeração, que deve ser evitada a todo custo neste momento, o vídeo reúne graves equívocos. Primeiro a gente se questiona, o que se tem para comemorar quando vivemos o pior momento de uma doença que ceifa a vida de quase três mil brasileiros por dia. 

 Segundo, porque o bar, de nome Dell, estava despachando as bebidas? As vendas delivery estão autorizadas para que o cliente pegue a mercadoria no estabelecimento e siga para casa, e não para fazer da Praça do Relógio das Flores, uma extensão da mesa de um bar. 

Terceiro, o vídeo mostra que a polícia passou pelo local e, segundo pessoas que estavam próximas a aglomeração, por volta das 23 horas, a guarnição chegou a ir onde estava ocorrendo a reunião, cumprimentou a todos e simplesmente foi embora sem orientar uma possível dispersão. Situação bem diferente da verificada no bairro do Indiano quando, na mesma noite, de forma correta, a PM, não só acabou com uma festa clandestina, como levou todo mundo para a delegacia.  O portal também apurou que Izaías e os amigos ficaram no Relógio das Flores até por volta de uma hora da manhã do sábado.

 Por último, e o pior de todos, fica o mal exemplo do ex-gestor, que pode abrir precedentes. O lockdown foi decretado, segundo o Governo de Pernambuco, para se evitar um colapso no sistema de saúde do estado. Uma medida impopular que penaliza vários segmentos da nossa economia, mas que foi tomada, (não vamos aqui entrar no mérito se foi acerto ou equívoco) com a intenção de salvar vidas.  Situações como estas podem estimular outros grupos de pessoas, com ou sem lockdown, a beber em praças públicas, e o momento atual não está  para isso. BOLA FORA.

(Do V&C Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário