segunda-feira, 8 de junho de 2020

Izaías acata recomendação do Ministério Público e proíbe fogueiras e queima de fogos no período junino em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns estabeleceu novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, que deverão ser seguidas durante o período em todo o município. Por meio do Decreto nº 049/2020, o Poder Executivo determina a proibição da venda e queima de fogos de artifícios, e também que a população acenda fogueiras na área urbana e rural. A recomendação neste sentido já havia sido feita pelo MPPE a todos os prefeitos de Pernambuco.

A medida busca reduzir os índices de complicações respiratórias ocasionadas pela fumaça das fogueiras e também de queimaduras em decorrência do manejo de fogos de artifício, considerando a lotação das instituições hospitalares, públicas e privadas. O expediente destaca ainda que a tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício pode provocar aglomerações, comprometendo assim, a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia.

O Governo Municipal afirmou ainda que destaca a relevância o caráter cultural e a tradição do período junino, mas que estes, não podem prevalecer sobre o direito à saúde e o direito à vida, que são prioridade neste momento.

(Do V&C Garanhuns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário